ANIVERSÁRIO DE DOIS ANOS DO EPISCOPADO DE NOSSO BISPO DOM HENRIQUE APARECIDO DE LIMA, CSsR

pic

Desde sua chegada na Diocese de Dourados, e mais especificamente a partir do dia 30 de janeiro de 2016, quando ocorreu sua ordenação episcopal, Dom Henrique se demonstrou muito aberto e acolhedor no seu relacionamento para com todas as pessoas que foi encontrando. Por mais que já conhecia a diocese no início do novo milênio, quando residiu como vigário na paróquia São José em Ponta Porã por dois anos, sua inculturação em nosso meio foi formidável e encantadora. De imediato dizia que iria “ouvir, ouvir, ouvir”, cada liderança, cada pessoa, cada pastoral, cada movimento... Afirmou: “Não posso chegar mudando a diocese, pois sua história vem de longa data”. “São inúmeras pessoas que ao longo de mais de meio século da existência da diocese que foram ajudando a protagonizar essa igreja tão bonita”. Dessa forma, Dom Henrique aos poucos foi entrando em nossas vidas, dialogando o máximo, se inserindo e somente refazendo algumas mudanças quando de extrema necessidade. Ouviu as mais variadas pastorais e movimentos, assim como os sacerdotes e conselhos que existem na diocese que iam se apresentando a ele já bem no início de seu episcopado. De imediato, não fez grandes alterações, e à medida que os trabalhos foram fluindo, foi retomando muita coisa que de certa forma havia paralisado devido a convalescença do nosso saudoso bispo emérito Dom Redovino.

Um dos primeiros fatos que mais me encantou foi que já antes de ser ordenado acolheu o bispo emérito pedindo a ele que morasse em sua própria casa. Outra coisa bonita que conquistou nosso coração foi ter escolhido ordenar-se aqui em nossa própria diocese.

Ao longo desses dois anos da sua caminhada episcopal, sua fala foi acontecendo na prática, procurando ouvir o clero, querendo que sejamos um presbitério unido. Refez alguns conselhos chamando pessoas para o trabalho pastoral e valorizando o que cada um já vinha realizando. Realizou algumas visitas pastorais, marcando presença na vida do povo, das comunidades, assim como nas instituições existentes nas realidades paroquiais. Surgiram também conflitos para serem administrados, sejam de ordem eclesial interna, como também, de ordem social extra igreja. Porém, com seu jeito humano e tranquilo de trabalhar, foi dando segurança e esperança para se viver a igreja “em saída” da qual Papa Francisco tanto nos pede.

Parabéns reverendíssimo Dom Henrique Aparecido de Lima, CSsR pelo seu segundo aniversário episcopal e pelo testemunho vivo do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo!!!

Pe. Otair Nicoletti – Vigário Geral