REGIONAL OESTE I PROMOVE O PRIMEIRO ENCONTRO DO “SETOR FAMÍLIA”

pic

Tendo como inspiração as orientações do Papa Francisco, na Exortação Apostólica “Amoris Laetitia” e adotando como lema  “ Êxodo, misericórdia e diálogo: caminho vivencial para as famílias sul-mato-grossense”, a Coordenação Regional da Pastoral Familiar realizou, no último fim de semana, um encontro reunindo as lideranças dos  Movimentos e Serviços com atuação voltada para as famílias. Todas as Dioceses do Regional estiveram representadas.

O objetivo do encontro foi iniciar um projeto de atuação conjunta, considerando a realidade de cada Diocese, com foco na família, independentemente  da situação em que se encontra e  em todas as fases da vida de seus membros, a partir da concepção.

Cada Pastoral, movimento ou serviço que atua com famílias foi convidado a participar desse Projeto, que não pretende, absolutamente, criar uma nova coordenação, um novo grupo. Por isso,  a denominação  “ Setor Família”. A proposta apresentada pela Pastoral Familiar pretende aproveitar o carisma, a metodologia e a experiência de atuação de cada organismo vivo que se dedica à evangelização das famílias. Com isso espera-se  atingir, de forma organizada e muito mais eficaz, a todas as famílias, especialmente aquelas feridas, como assim se refere o Papa Francisco.

Durante o evento, o casal coordenador Regional, Alisson e Solange, juntamente com o Assessor Eclesiástico, Padre Crispim, apresentaram a experiência concreta da Diocese de Dourados, com ênfase no acompanhamento personalizado de casais que se preparam para receber o Sacramento do Matrimônio, cujo resultado, transformador,  só se mostrou possível graças a essa perfeita integração e atuação conjunta. A partir do compartilhamento dessa experiência, a Coordenação definiu como foco de atuação prioritária para 2018, o Pré Matrimônio. Nos anos seguintes, serão prioridade o Pós Matrimônio e os Casos Especiais, respectivamente nos anos de 2019 e 2020.

Na sequencia, como meio de transformação da realidade familiar, o Núcleo de Formação e Espiritualidade propôs a criação de grupos de estudo, de forma continuada e na modalidade semipresencial, utilizando-se dos cursos oferecidos pelo Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF). As turmas começam a ser estruturadas, em cada Diocese, a partir do mês de Abril.

Integrou a programação do I Encontro do Setor Família, a exposição sobre a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, feita pelo Arcebispo Metropolitano Dom Dimas, Presidente do Regional, que destacou a urgência da ação pastoral em favor das famílias, reforçando a orientação de sermos “Igreja em saída”, conforme nos orienta o Papa Francisco.

Ao final do evento, houve unanimidade na avaliação de que o Encontro serviu para intensificar a motivação para o trabalho pelas famílias, de forma integrada e despojada de individualismos.

Em breve, todas as Dioceses receberão relatório com os principais pontos abordados no Encontro, inclusive com o diagnóstico e perspectivas dos participantes, expressados nas atividades em grupo e, com base neste, a proposta concreta de atuação da Coordenação Regional, para o triênio 2018/2020.

Por Maristela Bremm

Categorias: Geral,Notícias do Regional