Uma nova Cáritas Paroquial está surgindo na Diocese de Dourados

pic

"Cáritas, vocês são o motor da Igreja que organiza o amor, para que todos os fiéis trabalhem juntos, respondendo com obras concretas de misericórdia. Vocês marcam os passos para que a Igreja esteja cada dia mais presente no mundo. Vocês ajudam aos demais a mudar o curso da própria vida. Vocês são o sal, o fermento e a luz. Oferecem um farol de esperança aos necessitados"(Papa Francisco).

À luz das palavras do Santo Padre, estamos testemunhando o nascimento de uma nova Cáritas Paroquial, desta vez, na Paróquia São Cristóvão em Nova Alvorada do Sul, que passa por um processo de formação que se iniciou em 2017 e no sábado (17/03) conclui mais uma etapa de preparação.

Realizamos mais um encontro de formação junto ao grupo local da paróquia, vimos a alegria, o entusiasmo e o comprometimento do grupo local com as dinâmicas sociais que a Cáritas trabalha. Encontramos pessoas alicerçadas na formação de pastoral social e comprometidas com as pastorais sociais da paróquia e isso para nós é de grande valia, pois a pastoral de conjunto é uma característica de essência da Cáritas. Trabalhamos com base nos acúmulos dos últimos encontros, sobre o carisma da Cáritas e os alicerces da sua espiritualidade, que expressam a sua identidade quanto organismo da Igreja Católica para ação social e entidade-membro de uma rede (Rede Cáritas) que é considerada uma das maiores organizações humanitárias do mundo.

Tratamos de avançar na preparação do grupo a respeito da organização da Cáritas, como ela funciona na prática e as possibilidades de atuação desta, na Paróquia São Cristóvão de acordo com a realidade local apresentada. Aproveitamos para estreitar o diálogo com os presentes para ouvir os seus anseios e também sanar algumas possíveis dúvidas que possam ter sido geradas neste processo de formação e apresentamos a organização administrativa, o corpo do seu estatuto, as instancias de deliberação da Cáritas. Além disso, abordamos as possibilidades de captação de recursos que uma Cáritas Paroquial tem e os seus compromissos quanto membro da Rede Cáritas Diocesana.

E por fim tratamos dos procedimentos preparatórios para a assembleia de fundação da Cáritas Paroquial de Nova Alvorada do Sul, já com data definida para o dia 09 de junho. Os presentes definiram uma equipe responsável para redigir o esboço do estatuto e preparar a assembleia, sendo: Marineide, José, Cesar Barnabé, Lourdes, Denilson, Maria Vanira, Eliane, Ivone, Daniele e Leonice.

Na assembleia de fundação deverá participar toda as organizações e pastorais sociais da paróquia, os voluntários, além do pároco Pe. Laurindo Zeni, da Cáritas Diocesana e as Cáritas Paroquiais da nossa Diocese de Dourados.

Dourados, 20 de março de 2018.

Josiane Bezerra - Assessoria de Comunicação - Cáritas Diocesana de Dourados

Fotos: Fátima Matos (Cáritas Diocesana)