• Rádio Online
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Anterior


Confissões em preparação para a Páscoa na Diocese de Dourados

31/03/2017

Anterior

Próxima


Ainda faz sentido a Quaresma?

13/03/2017

Próxima
10/03/2017
Inaugurada capela na aldeia indígena em Douradina/MS
Por: Rádio Vaticano

     Douradinha (RV) – O último domingo, 5 de março, foi um dia festivo e especial na Aldeia Indígena Guarani Kaiowa Itay, em Douradina/MS. Com a comunidade reunida, desde crianças até os anciãos, foi inaugurada a Comunidade Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, a primeira igreja católica nessa localidadeA Capela pertence à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Diocese de Dourados/MS, que cuida da formação catequética dos índios.


     A celebração teve início às 9 horas, com a oração do Terço seguida pela Santa Missa. Presidiu a Eucaristia o Pe. Odair José Boscolo, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e assistente eclesiástico da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt na Diocese.


     Após o Terço houve a apresentação de um ritual indígena, com um símbolo sagrado para a aldeia, invocando a presença de Deus pela unidade dos povos, entre brancos e índios. Seguindo em procissão, dançando e cantando, entraram na capela para participar da Missa com os ‘irmãos brancos’ convidados. De Douradina, participaram vários missionários da Campanha da Mãe Peregrina e Legionários de Maria, que foram em um ônibus até a aldeia. Participou também o prefeito da cidade, João Jorge Sossai, com sua família.


     No começo da celebração, Pe. Odair entregou o quadro com a imagem da Mãe e Rainha para o cacique Joel Hilton, que o colocou na parede, ao lado do altar, enquanto todos cantavam o Hino da Mãe Peregrina. Também durante a Missa foram entoados vários cantos na língua guarani.


     Na homilia, Pe. Odair diz que o céu se alegra e o coração de Deus está em festa, porque nesse dia 5 de março Jesus se faz presente na comunidade, junto com a sua Mãe Santíssima e todos os anjos e santos. Ele se diz agradecido a Deus por tê-lo chamado para essa missão, por ter falado ao seu coração para que fosse até os irmãos indígenas. Por fim, pediu à Mãe Três Vezes Admirável que se estabeleça e faça dessa capela sua morada entre seus filhos, para que a Aldeia, a partir desse dia, se torne um lugar sagrado.


     Era um sonho que virou realidade


     Para a conquista da capela, os moradores da aldeia se empenharam em reformar um barracão e prepará-lo, com todo o carinho, para consagrá-lo aos cuidados da Mãe de Deus. “Estou muito contente com o Pe. Odair, com a Mãe e Rainha aqui. Só Deus sabe como agradeço por tudo”, comenta o cacique Joel Hilton, cujo nome indígena é Qui-Yrussú.


     A filha do cacique, Ifigeninha Irto, comenta a alegria de ter uma comunidade católica entre eles: “Nós vamos receber todos os sacramentos. Esse era o meu sonho e agora que foi realizado, eu agradeço por tudo a Deus e à Mãe e Rainha. As crianças estão muito felizes, cada vez que a gente tem catequese, nos sábados de manhã, eles já ficam prontinhas esperando”. E acrescenta: “Para mim, ter a Mãe e Rainha aqui é uma grande honra. Através dela a gente vai ter muitas oportunidades, prosperidade, saúde...  acredito que ela vai acompanhar nossa luta, ela vai abraçar todos os nossos irmãos dessa comunidade”.


     O casal de Douradina, Elza e Francisco Rodrigues, acompanha os trabalhos missionários realizados entre os índios. Eles contam sobre a inauguração da capela: “Esse dia é um sonho realizado. Desde que fizemos as primeiras visitas, o sonho deles era criar uma capela, uma igreja católica. Hoje é um dia de realização, porque Deus está presente nesse momento aqui e continuará conosco”.


     Após a celebração da Missa os índios fizeram apresentações culturais e em seguida o almoço foi servido, reunindo todos como uma só família – brancos, negros, índios: uma família muito amada pelo Pai e pela Mãe e Rainha.

(Glicéria Potrich /Karen Bueno)












Dourados - MS - 79800-000
Tel: 67 3422-6910

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.